História

A Congregação Evangélica Cristo, filiada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil foi fundada em 30 de março de 1958. A reunião inicial ocorreu nas dependências da Igreja Metodista Central, na rua do Acampamento, sendo o grupo composto por seis leigos e um pastor. Esta reunião tinha como objetivo definir o atendimento pastoral desse grupo, que anteriormente a esta data era assistido pelo Rev. Reinwald Ressel de Toropi, mas, o mesmo alegava dificuldade para se deslocar até Santa Maria prestar atendimento pastoral. A partir disso, o departamento de Missão da IELB indicou como substituto o Rev. Paulo Gueths, de Cachoeira do Sul, e o Rev. Martim Stern, da Mata, como responsável pelo programa Hora Luterana – A Voz da Cruz, que era transmitido semanalmente na rádio Santamariense. Naquela oportunidade foi eleita a primeira diretoria de nossa congregação, tendo a seguinte composição: Rodolfo Pötter (presidente), Vitor Haselein (vice), Reinaldo Fülber (secretário), Osvaldo Haesbert (vice), Valdemar Eilert (tesoureiro), Elísio Dorneiles (vice), Armandio Machado, Oscar Schelp e Elevino Beche (revisores de caixa) e Rev. Martim Stern como pastor interino.

No mesmo ano da eleição da diretoria, esta enviou um chamado pastoral à diretoria da IELB, sendo indicado o Rev. Levi de Castro Mehret, que aceitou o chamado. Em 1962 foi realizada a instalação do pastor, contando com a presença de 14 membros. Com a chegada do pastor, passaram a surgir algumas dificuldades, como a necessidade de uma casa pastoral e local próprio para cultos. Subsidiados pelo departamento de missão, foi alugado um prédio na rua dr. Bozano, próximo a praça dos bombeiros, servindo para residência pastoral e local de cultos. No mesmo ano a comunidade recebeu a doação de um terreno na rua Venâncio Aires, feita pelo presidente da época, que permaneceu a frente da congregação por muitos anos, tempo depois, o terreno foi permutado por outro na Borges de Medeiros, atual sede. Em setembro de 1966 iniciaram-se as obras de construção do templo, sendo um templo de 300 m², considerado um grande um desafio para um pequeno número de cristãos. Após 14 meses de obras, ocorrendo de modo inconstante, celebrou-se o primeiro culto, mesmo estando à obra inacabada, faltando o piso e a pintura. Devido ao baixo orçamento, foram organizadas campanhas de arrecadação de fundos, solicitação de empréstimos e recebida doações de congregações irmãs nos Estados Unidos. Após algumas ameaças de interrupção da construção, nosso templo foi inaugurando no dia oito de novembro 1967.

No ano de 1973 o pastor Levi aceitou um chamado para Toledo (PR) e foi sucedido pelo pastor Oscar Lehenbauer, que foi instalado em março do ano seguinte. Neste momento a congregação contava com oitenta famílias e um número de 290 pessoas batizadas. Este recebeu a missão de também pastorear a congregação da Paz em São Pedro do Sul e um ponto de pregação em Ribeirão, interior desta cidade. Nesta época os cultos eram no 1° e 3° sábado às 20 hrs e 2° e 4° domingo às 9 hrs, além da presença dos departamentos de jovens, escola bíblica e feminino, assim como instrução para adultos e confirmandos. O pastor Oscar permaneceu conosco até o ano de 1982, sendo sucedido pelo pastor Elmar Regauer, atual pastor, estando este a frente de nossa congregação por mais de 30 anos.

Após a chegada do pastor Elmar, nossa igreja continuou passando por mudanças, o mesmo tem como um principio a necessidade do contato do cristão com o estudo da palavra além dos cultos, a partir disso, ampliou-se o número de departamentos da congregação de três para quinze. Devido a isso, despertaram-se muitos lideres leigos para auxílio na condução destes grupos. O horário de cultos sofreu alterações ao longo dos anos, permanecendo por um período com reuniões dominicais às 9 hrs, 2° sábado às 20 hrs e 4° domingo às 20 hrs, atualmente, permanecem apenas as reuniões dominicais. A partir de nossa comunidade, nos anos noventa, demos origem à segunda congregação da IELB em Santa Maria, a Congregação Jesus, localizada no bairro Santa Marta, sendo esta, inicialmente um ponto de missão. Atualmente contamos com um ponto de missão no bairro Camobi, em breve, esperamos que este de origem a terceira congregação em Santa Maria.

Hoje, contamos com mais de 900 membros, sendo que, organizamos um evento pioneiro na denominação, que é o Treinamento em Evangelização Pessoal, com o objetivo de capacitar leigos a compartilharem o Evangelho com facilidade e diminuindo chances de discussões. Este tem aumentado seu número de participantes a cada ano, recebendo alunos de outros estados e até de outras denominações. Somos muito agradecidos a Deus, que manteve e mantém nossa congregação ativa em nossa cidade, oramos para que possamos ter um crescimento mais dinâmico, tanto em números de membros, como no fervor e amor pelo nosso Salvador. A partir disso, possamos cada vez mais levar a todos os cantos desta cidade a mensagem que só existe um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.